O que penso do sistema educativo no Canadá

Portuguese · June 8th, 2021 · 0 corrections · 419 words · 3 min read

Lembro que era um bom estudante na escola quando era criança. Sempre tinha as notas as mais altas da turma. Gostava de chegar para casa para estudar e folhear as páginas dos meus livros escolares. Mas algo aconteceu enquanto eu estava a crescer.

Não gostava mais das aulas por duas razões: eram fáceis demais e os assuntos não me interessavam mais. Pus-me pensar em outras coisas durante as aulas e pouco a pouco perdi o comboio. A escola não me interessava mais.

É importante notar que gosto muito de aprender, mas por muitos anos, pensei que não era o caso. Depois dos meus estudos colegiais, comecei o programa de informática que gostava muito. Trabalhei por uma dúzia de anos antes de descobrir a minha paixão pelas línguas. Sempre estive interessado pelas línguas, mas nunca tentei iniciar algo sozinho.

Então, descobri as alegrias de aprendizagem tarde na minha vida e acho que eu seria uma pessoa muito mais desenvolvida se tivesse a sorte de amar a educação antes.

Um dos aspectos que gosto no Canadá, é que não és julgado pelo teu diploma, mas pelas tuas competências. O facto que uma pessoa como eu, apaixonado pela resolução do problema, a informática e o aspecto visual das coisas, possa ser julgado ao mesmo nível que os demais é muito encorajador. Significa que não sou o único a pensar que o sistema educativo não define a pessoa que és.

Conheço muitas pessoas que não fizeram muitos estudos, mas que ainda tiveram sucesso na vida. Felizmente sou Canadense e sei que não é assim nas outras partes do mundo.

Então, o que pensar do sistema educativo Canadense? Parece que ainda se perdemos o nosso tempo, não significa que seja uma falha para os nossos futuros. Também com os recentes eventos com o Covid-19, percebemos que o sistema educativo na verdade, é apenas um pretexto para mandar as crianças e adolescentes na creche. Os pais querem a paz.

Porque perder tão tempo? Porque não deixar que as crianças desenvolvem-se da maneira e os interesses por os quais são apaixonados? Temos que consciencializar os pais e o sistema educativo e começar a oferecer caminhos de aprendizagem um pouco mais adaptados aos interesses da nossa realidade actual. Sei que peço para muito, mas penso que também há muito material para reflexão. 


Leave a Reply


More from this author

0

corrections

0

comments

Bem, não sei o que escrever hoje. Às vezes ocorre, não? Do outro lado, ontem falhei o meu primeiro dia de jejum, mas não me preocupo por isso, já que vou fazer simplesmente mais que posso, e aí está! Ainda consegui vinte-e-três horas de jejum consecutivos, não é mau. A parte disso, é a sexta-feira e tirei […]

Portuguese
Intermediate

0

corrections

0

comments

Tinha como objetivo de escrever todos os dias durante um mês para ver como isso me ajudaria com o aprendizagem da língua Portuguesa, e posso dizer que consegui uma velocidade e integrei várias palavras e expressões. Continuarei com este método por os próximos cinco meses talvez, e depois volverei ao italiano para chegá-lo a um […]

Portuguese
Intermediate

0

corrections

0

comments

Amanhã começo um jejum que espero, demorará ao menos três dias. Tentarei fazer o máximo que o meu corpo me permite, mas se consigo fazer duas semanas, não terei que provar nada mais a mim mesmo. Quando alguém faz um jejum, existem alguns problemas que possam prejudicar aos esforços que invistam para conseguir este objetivo. […]

Portuguese
Intermediate